Antivírus: Saiba qual diferença entre o pago e o gratuito.

Antivírus: Saiba qual diferença entre o pago e o gratuito

Sabemos que na era atual com a tecnologia tomando conta da rotina em nosso dia a dia, se torna cada vez mais comum as pessoas utilizarem um computador ou notebook todos os dias. Sendo assim, é muito provável que você já ouviu falar sobre antivírus. Ou pode ser que você até tenha instalado um em seu computador. Porém, você sabe qual é a diferença entre um pago e um gratuito? É isso que veremos a seguir.

O que é um Antivírus?

Podemos definir como um programa que tem o objetivo de detectar e impedir programas maliciosos, a fim de gerar mais segurança ao usuário. Veja mais informações em nosso post Antivírus e Firewall: Entenda qual a diferença dessas duas ferramentas.

Pago x Gratuito

Quando se trata de proteção, o antivírus gratuito fornece a proteção mínima que uma máquina precisa ter. Ou seja, ferramentas assim geralmente rastreiam os vírus mais comuns e, na maioria das vezes, realizam o escaneamento de forma programada.

Pois, a maioria dos antivírus gratuitos não passam de um test drive, para que você conheça o produto final. Ou seja, eles fornecem itens básicos de proteção, mas caso uma ameaça maior apareça, é necessário pagar um valor adicional para acessar uma nova ferramenta.

Já o antivírus pago, na maioria das vezes, consiste na versão completa do gratuito. Sendo assim, o antivírus pago oferece ferramentas diferentes dos softwares gratuitos. Como por exemplo, a identificação de tentativas de roubo de identidade.

Outra vantagem do antivírus pago é a ausência de publicidade. Já que no gratuito é exibido diversas propagandas de suas funcionalidades mais avançadas. Dessa forma, esses anúncios são necessários, pela carência de monetização. Pois, não é necessário investir dinheiro para a aquisição do programa.

O computador fica lento?

Muitas pessoas têm essa preocupação, além de ser a principal diferença entre os tipos de antivírus. Sabemos que todo software impacta no desempenho dos computadores, simplesmente pelo fato de executar tarefas cotidianas.

Porém, essas soluções devem ser realizadas sem comprometer o desempenho dos dispositivos protegidos. Dessa forma, essa nova geração de antivírus possibilita um nível de proteção maior e utilizando poucos recursos de processamento.

Portanto, em soluções gratuitas, isso não ocorre, pois não há uma preocupação por parte dos desenvolvedores de antivírus gratuitos em harmonizar a segurança dos ativos com a manutenção da performance.

Devo pagar para utilizar?

Quem já sofreu perdas financeiras sabe muito bem o preço que pagou. E, sem dúvida, os motivos que levam alguém a migrar de uma solução gratuita para uma paga são diversos e vão desde o excesso de anúncios, passando pelo tipo de informação que deseja cuidar, entendendo se o uso é em computadores domésticos ou corporativos, até o valor cobrado pela proteção na máquina por prevenção.

Porém, que tipo de usuário é você?

Se um usuário não trabalha com informações importantes, possui práticas de segurança e tem conhecimento sobre os golpes e ameaças do momento, pode usar uma solução gratuita. Mas, se for o oposto disso, é melhor optar por uma solução de segurança que tenha várias tecnologias de detecção.

Suporte e atendimento

Além disso, contar com serviço de atendimento ao usuário, pode ser uma forte razão para os clientes que têm dúvidas sobre como devem fazer as atualizações. Sendo assim, se você é o único usuário e sabe se cuidar, tudo bem optar por uma versão gratuita. Mas, se você compartilha a máquina com a família, não tem controle absoluto de quem a usa e precisa do computador para fazer transações financeiras ou guardar dados sensíveis, leve em consideração pagar.

Como escolher o seu antivírus?

  1. Compare, em cada fabricante, os recursos ausentes na versão grátis;
  2. Se optar pela versão paga, compare os preços em cada nível de proteção;
  3. Observe também quantos dispositivos são contemplados por uma licença;
  4. Anote quais tipos de proteção você considera essencial e não abra mão.

Portanto, agora que você sabe a diferença e a importância em manter seu computador seguro, não perca mais tempo e busque um programa ideal para você.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *