Firewall: Conheça as funcionalidades dessa poderosa ferramenta

Firewall: Conheça as funcionalidades dessa poderosa ferramenta.

É fato que a tecnologia está se tornando cada vez mais avançada e moderna. Com isso, a segurança dos dados se torna cada dia mais vulnerável. Principalmente em nosso cenário atual, no qual é possível ver com frequência nos noticiários as ameaças e casos de grandes vazamentos de arquivos sigilosos acontecendo. Dessa forma, neste post trouxemos informações sobre o Firewall, que é uma poderosa ferramenta muito utilizada nas empresas que entendem a importância da necessidade de uma efetiva proteção de dados.

Afinal, qual o conceito de firewall?

O Firewall pode ser definido como uma ferramenta utilizada por diversos usuários, principalmente no ramo empresarial. Para efetuar uma proteção/barreira no acesso dos dados e arquivos. Esta barreira pode ser implementada de duas formas: como hardware ou software.

Ou seja, imagine que está ocorrendo um incêndio, o firewall serviria para impedir que esse incêndio se propagasse para outros ambientes. Dessa forma, protege as pessoas e a sua própria construção. Já no caso de redes ou sistemas, a ferramenta trabalha para prevenir que os malwares se espalhem e acabam infectando outros dispositivos.

Essa linha defensiva, é construída por um conjunto de regras e instruções. No qual, são aplicadas a uma rede ou a um sistema para análise de tráfego de dados. Ou seja, faz uma análise das informações trafegadas controlando qual tipo de informação entra na rede privada e sai dela.

Quais são as suas principais funções?

O firewall possui o papel de atuar analisando a navegação da rede com o intuito de impedir o acesso aos dados. Sendo assim, se compararmos com o mundo real, por exemplo, você poderia escolher quais cartas receber. E a partir disso, tais conteúdos deixariam de ser entregues em sua casa. Sendo entregue somente o solicitado.

Ou seja, podemos ver o firewall como um método de segurança que analisa cada pessoa e libera o acesso ao ambiente somente a quem esteja credenciado ou qualificado. Sendo assim, esse é o papel do firewall. Realizar a filtragem através de regras de acessos, que podem ser configuradas, de acordo com o perfil da empresa e do administrador. No qual, pode bloquear ou acessar vários sites.

Porém, é importante reforçar que existem alguns casos que só o firewall não é o suficiente. Ele é útil para bloquear acesso a alguns conteúdos e determinar quem pode utilizar uma rede. Mas, caso algum usuário baixe um arquivo que contenha vírus através do e-mail, somente esse mecanismo não será o bastante.

Dessa forma, é necessário possuir uma ferramenta complementar. Por isso, é importante combinar com um software de antivírus. Afinal, ambos se complementam e contribuem para a proteção da sua empresa. É como se o firewall protegesse por fora e o antivírus realizasse a limpeza por dentro dos sistemas.

Quais são os tipos de firewall?

Hoje há vários tipos de firewall, tudo depende do ambiente em que se pretende proteger. Vamos falar de dois tipos básicos:

Firewall de Cliente: É um software que reside no próprio computador e monitora todo o seu tráfego de rede.

Firewall de Dispositivo: É um dispositivo de hardware conectado entre a Internet e o roteador/switch que distribui a conexão para todos os computadores da rede.

Muitas vezes os pequenos roteadores possuem firewalls embutidos. Porém, seu desempenho é fraco e não há recursos avançados.

Portanto, ambos os tipos de firewall, conseguem impedir que invasores obtenham acesso aos seus computadores. Dessa forma, os usuários que ficam ausentes do escritório com frequência, devem sempre possuir um firewall instalado em seu sistema ou utilizar o uso de VPN.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *