VPN: O que é? E como ela pode auxiliar no seu trabalho remoto?

VPN: O que é? E como ela pode auxiliar no seu trabalho remoto?

Sabemos que o trabalho remoto há muito tempo já é adotado por algumas empresas. Porém, após a pandemia do coronavírus (COVID-19), ele se fez necessário no mundo inteiro, como forma de amenizar a propagação do vírus. Dessa forma, para as empresas conseguirem realizar seus trabalhos longe do escritório, é necessário utilizar ferramentas para que tenham acesso aos seus arquivos. Sendo assim neste post trouxemos para você tudo sobre a VPN. Você sabe o que é? E como ela pode ser muito útil para sua empresa? É o que veremos no post abaixo.

O que é VPN?

Podemos definir VPN (Rede Privada Virtual) como uma poderosa ferramenta para a segurança das informações pessoais quando se trata de tráfego de dados. Ela atua como um espécie de Firewall, só que em vez de proteger o seu computador ela irá manter seguro os seus dados enquanto eles trafegam pela rede.

Ou seja, em outras palavras podemos compreender VPN, como uma forma de criar pontes de ligações entre diferentes dispositivos via Internet, mantendo os dados de comunicação codificados e seguros. Dessa forma, além dela permitir o tráfego de dados de forma segura, permite também o acesso a uma rede interna da empresa, o que possibilita você trabalhar de casa, efetuando o famoso home office.

Como funciona o uso de uma VPN?

Primeiro é importante ressaltarmos que quando você navega sem uma VPN, você estará conectado ao servidor do seu ISP (Provedor de Serviços de Internet), que por sua vez irá conectar ao site da sua escolha. Ou seja, todo o seu tráfego na internet passa por seus servidores e pode ser monitorado por eles. Já quando você realiza uma navegação com a VPN, todo o seu tráfego irá passar pelo servidor da VPN, usando um “túnel” criptografado. Dessa forma, isso significa que ele estará acessível somente para você e para o servidor VPN.

Quem utiliza?

Embora seja um método bastante conhecido e utilizado, principalmente agora com o trabalho remoto bastante em alta, o uso da VPN é mais comum no ambiente corporativo. Ou seja, empresas que precisam juntar suas filiais em uma mesma rede, ou até mesmo utilizam a VPN para conectar seus funcionários permitindo que eles realizem a prática de trabalho home office. Já que, por meio dela é possível que o colaborador acesse os serviços de rede e informações da sua empresa a distância. Afinal, como a empresa opera baseada na web, a única coisa que é necessário é um computador e uma conexão comum com a internet para poder utilizá-lo.

Quanto tempo leva para implantar a VPN?

O tempo é bastante relativo. Por exemplo, se uma empresa já possui um equipamento que faça VPN (roteador ou firewall), a implantação acaba se tornando mais eficiente. Pois, só irá depender da configuração nos computadores.

Caso a empresa não possua nenhum equipamento, aí será necessário por exemplo realizar a troca de firewall, processo que pode demorar um tempo maior, já que precisa realizar a aquisição, configuração e instalação. Lembrando que, a forma de implantação pode variar de uma empresa para outra, aqui só estamos dando exemplos de como ela pode ser efetuada.

É seguro utilizar uma VPN?

Essa é uma pergunta questionada por diversas pessoas, e a resposta que podemos lhe dar é, depende da VPN que você escolher. Afinal, nem todos os softwares são seguros. Vale lembrar que você estará utilizando uma rede privada para se conectar à internet. Ou seja, é como se você estivesse usando um “caminho alternativo”, mantido por pessoas desconhecidas, para chegar até seu objetivo, em vez de seguir pela estrada segura que todo mundo conhece. Dessa forma, é imprescindível que você adquira uma VPN com uma empresa especializada e de confiança.

Sendo assim, nós da Mgtek estamos sempre disponíveis para orientar e auxiliar na utilização de ferramentas seguras e de confiança.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *