Segurança da Informação: Veja quais são as vulnerabilidades mais recorrentes e como evitá-las.

Segurança da Informação: Veja quais são as vulnerabilidades mais recorrentes e como evitá-las.

Sabemos que os ataques estão cada vez mais ativos quando se trata das vulnerabilidades de SI (Segurança da Informação) . Pois, os objetivos sempre são os mesmos, adquirir um ganho em dinheiro. Sendo assim, isso pode ser uma ameaça para várias empresas. Essas ameaças passaram a ter um grande aumento com a pandemia do COVID-19. No qual, as empresas tiveram que se adaptar em um cenário diferente, devido o método de home office. Dessa forma, ficou ainda mais claro as vulnerabilidades para os hackers. Pensando nisso, para melhorar a proteção da sua empresa, no post vamos passar algumas dicas sobre a importância da estruturação correta para conscientizar os colaboradores que fazem parte da organização.

O que é vulnerabilidade de SI (Segurança da Informação)?

É um fator que pode gerar invasões, roubos de dados ou acessos não autorizados a alguns recursos. Esses fatores incluem softwares mal configurados, aparelhos com sistemas desatualizados, arquivos internos que são expostos, entre outros. Ou seja, em outras palavras são falhas na infraestrutura de TI que tornam mais fácil o acesso aos dados da empresa.

E quando elas acontecem? 

Existem várias chances para uma vulnerabilidade acontecer dentro de uma organização. Ou seja, essas fragilidades ocorrem através de falhas humanas, ferramentas desatualizadas, ou de forma mal intencionada. As mais comuns são:

Falhas Humanas

Esse é um dos motivos que mais torna uma empresa vulnerável. Afinal, através de um erro cometido por um colaborador, por falta de conhecimento, é possível mostrar os dados confidenciais, ou até mesmo habilitar algum acesso para hackers conseguir invadir os sistemas.

Rede

Problema de vulnerabilidade na rede nada mais é do que problemas com hardware ou software de uma rede. Sendo assim, nos exemplos de rede podemos incluir: Pontos de acessos de Wi-fi inseguros, firewalls sem configuração correta, entre outros.

Softwares Desatualizados

Uma grave falha é o uso de softwares desatualizados. Isso expõe o negócio em riscos de segurança que possam ser utilizadas para ataques. Como roubo de dados e sequestro de informações.

Como evitar as vulnerabilidades de SI (Segurança da Informação) em sua empresa?

É importante possuir uma política de segurança bem estruturada, que garanta aos profissionais de TI a capacidade de prevenir e identificar os riscos e as ameaças com rapidez. Dessa forma, vamos citar algumas medidas para se prevenir:

  • Usar um sistema de monitoramento de infraestrutura e rede;
  • Instruir os colaboradores para usar senhas mais difíceis;
  • Criar um processo de backup dos dados contínuo;
  • Realizar treinamento sobre as boas práticas de SI (Segurança da Informação) com os profissionais;

Qual a importância da conscientização dos colaboradores?

Sabemos que o certo é a SI se desenvolver dentro de uma empresa de acordo com as necessidades de uma organização. Pois, deve estar claro para os colaboradores que a segurança é um fator fundamental durante o dia a dia, em sua rotina de trabalho. E que deve gerar facilidade nas operações, além de tornar mais seguras as informações da organização. Sendo assim, quanto mais cedo essa cultura for feita em uma organização, melhor será a compreensão da importância para os colaboradores.

Afinal, um colaborador que entende esses conceitos, vai estar mais preparado para agir diante de situações criticas no seu dia a dia. Como um recebimento de ­emails de phishing e outros ataques. Irá carregar com ele essa preparação até mesmo para executar tarefas mais simples, como uma impressão de documento, compartilhamento de arquivos, entre outros. Apesar de parecerem ações inofensivas, essas situações acontecem com muita frequência.

Portanto, para concluirmos, saber o que é vulnerabilidade de segurança é apenas o primeiro passo para a empresa possuir uma infraestrutura mais segura. É fundamental o investimento em novas tecnologias, e se manter atento às tendências da área. Dessa forma, isso irá reduzir riscos e vai levar os colaboradores a ter uma boa habilidade no trabalho.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *