Infraestrutura de TI: Saiba porque ela é essencial na sua empresa

Infraestrutura de TI: Saiba porque ela é essencial na sua empresa

Você consegue se imaginar fazendo a rotina do seu dia a dia sem a tecnologia? Isso é meio impossível. Afinal, atualmente estamos tão dependentes dela, que utilizamos as soluções o tempo todo, em diversas áreas. Seja, no trabalho, no lazer, para estudos… Dessa forma, em sua ausência deixaríamos de fazer muitas coisas.. Portanto, neste post veremos o que é a Infraestrutura de TI, e como ela é importante para as empresas quando se trata de tecnologia.

O que é Infraestrutura de TI?

A Infraestrutura de TI refere-se a um conjunto de componentes e serviços que buscam amparar todos os sistemas de informação. Ou seja, em outras palavras podemos defini-lá como um conjunto de equipamentos. Por exemplo, hardware, software, recursos de rede, espaços (sala comercial, edifício) usados para monitorar e dar todo suporte necessário para um ambiente de TI.

Componentes da Infraestrutura de TI

Os componentes que compõe a infraestrutura de uma empresa são divididos em hardware, software, tecnologias de rede e de gestão de dados. Veremos abaixo alguns exemplos de componentes comuns da Infraestrutura de TI.

Switch

Infraestrutura de TI: Exemplo Switch
Exemplo Switch

O Switch (que em sua tradução significa interruptor) é um equipamento utilizado para auxiliar na conectividade entre as máquinas em uma rede. O Switch ocupa lugar central na rede e possui diversas portas. Dessa maneira, conseguem se conectar fisicamente com vários equipamentos. Com ele as mensagens são enviadas paralelas para o destinatário correto, evitando o tráfego de rede.

Firewall

O Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software. No qual, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. Dessa forma, o objetivo do firewall consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos. Confira mais informação em nosso post Proteção de rede em sua empresa: Descubra como adquirir.

Roteador

Infraestrutura de TI: Exemplo Roteador
Exemplo de Roteador

Os roteadores são equipamentos utilizados para conectar diferentes redes de computadores. Assim, tem como função encaminhar as informações guardadas em pacotes de dados, gerando conectividade entre os dispositivos. Como por exemplo, celulares, computadores, tablets, em rede LAN com a internet. Esse processo pode acontecer através de cabos ou pela rede wireless (rede sem fio). Existem dois tipo de roteamento, os estáticos e os dinâmicos. Confira mais informação em nosso post Roteador: Gerando conectividade com outros dispositivos.

Banco de Dados

O Banco de Dados se trata de um conjunto de dados. Ou seja, é uma estrutura que possui uma certa organização de dados, permitindo a extração de informações. Dessa forma, são de extrema importância para as empresas, pois tornam-se a principal parte dos sistemas de informação. Confira mais informações em nosso post Banco de dados: Você sabe o que é? E para que serve?

Servidor

Infraestrutura de TI: Exemplo Servidor
Exemplo Servidor

Um servidor nada mais é do que um potente computador que reúne todas as informações da empresa em um só lugar. Como por exemplo, todos os dados que se encontram nela. Além disso, auxiliam o processamento dos computadores quando conectados à rede. Confira mais informações em nosso post Servidor Corporativo: Saiba como ter arquivos organizados e seguros.

Portanto, com a integração da tecnologia a internet e seus respectivos equipamentos eletrônicos vem sendo a base de tudo. A computação em nuvem dentro das rotinas dos colaboradores na corporação fazem com que os ativos de TI estejam conectados à performance geral da empresa. Dessa forma, tornar a sua empresa cada vez mais inovadora, ganhando destaque perante a seus concorrentes também está interligado com a Infraestrutura de TI.

Assim, é imprescindível que você deixe de investir em uma gestão especializada para Infraestrutura de TI. Pois, com ela você irá possuir:

  • Total controle dos recursos
  • Aumento da vida útil de equipamentos
  • Antecipação a falhas e erros
  • Desempenho da equipe de TI melhorado
  • Redução de custos

Entre diversos outros benefícios..

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *