Bateria Notebook: Dicas para aumentar a sua vida útil

Bateria Notebook: Dicas para aumentar a sua vida útil

Possuir autonomia quando se trata da bateria de notebook, é algo que se torna indispensável no dias de hoje. Afinal, ter uma bateria que apresente um bom rendimento é fundamental para a realização das tarefas importantes do dia a dia. No entanto, mesmo com os avanços tecnológicos, muitas ainda deixam a desejar no quesito de durabilidade, por diversas questões. Dessa forma, neste post iremos mostrar algumas dicas para aumentar a vida útil da bateria do seu notebook.

Importância de possuir vida útil em sua bateria

A duração da bateria do notebook é algo muito importante para quem viaja muito, trabalha em locais remotos ou passa grande parte do dia longe de tomadas. Afinal, quem possui um notebook com mais de dois anos sabe que a bateria já não é mais a mesma.

Sendo assim, muitas pessoas questionam se existe alguma opção para melhorar a vida útil da bateria. E sim, existem algumas alternativas para isso. Graças aos equipamentos mais modernos, aos processadores com menor consumo de energia, aos aplicativos inteligentes e às baterias com maior duração de carga, podemos dar uma melhorada em sua vida útil.

Porém, é importante ressaltar que o desgaste desse componente é natural e inevitável. Portanto, com o passar do tempo a bateria do notebook diminui a capacidade de reter carga, mas com alguns cuidados especiais é possível retardar esse processo.

Dicas para aumentar a duração da bateria do Notebook

Mantenha o modo de economia de bateria ativo

O Windows 10 conta com um modo chamado Economia de Energia. Por padrão, ele é ativado sempre que a carga da bateria chega aos 20%. Nesse momento, o brilho da tela é reduzido e outras configurações são ativadas em segundo plano para que a máquina consuma menos energia.

Prefira o modo Hibernar

Quando você simplesmente fecha o seu notebook com ele ligado, o sistema operacional entra no Modo Dormir (Sleep Mode). Embora ele permita que você retome suas atividades de maneira rápida ao abrir novamente o notebook, ele fica consumindo energia.

Já o Modo Hibernar funciona de forma distinta. Ou seja, ele tira uma “screenshot” da sua tela no momento da ativação e retorna a partir dela, mas desliga completamente o notebook enquanto isso.

 Utiliza a ferramenta solução de problemas

O Windows 10 conta com um eficiente modo de diagnóstico. No qual, pode ajudá-lo a identificar razões pelas quais a capacidade de bateria já não é mais a mesma. Ou por qual motivo o gasto está acima do esperado.

Desabilite apps de alto consumo de bateria

Alguns softwares se responsabilizam por drenar boa parte da capacidade do notebook. O Windows 10 consegue diferenciar exatamente quais apps estão gerando mais consumo. Se por um acaso esses não forem imprescindíveis para você, considere desinstalá-los.

Brilho do monitor

Utilize o seu notebook com o brilho do monitor reduzido. Pois essa simples medida ajuda muito a economizar bateria.

Evite utilizar periféricos

Certifique-se de que você não tenha periféricos plugados no notebook enquanto está longe de uma fonte de energia para recarregar sua bateria. Pois, pendrives, webcams, dispositivos sem fio, placas de rede Wi-Fi, mouse e diversos outros são excelentes consumidores de bateria. 

Portanto, podemos concluir que a vida útil da bateria está relacionada à sua quantidade de ciclos. Já a autonomia faz referência sobre quanto tempo duram esses ciclos. Dessa forma, utilize essas dicas no seu dia a dia, evitando assim surpresas desagradáveis.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Acesse também o post Teclado e Mouse sem fio: Saiba quais são suas vantagens em utilizá-lo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *