Estabilizador: Entenda qual a sua funcionalidade e sua importância

Estabilizador: Entenda qual a sua funcionalidade e sua importância

Sabemos que o termo estabilizador é bem comum quando se trata de informática. Porém, ainda muitas pessoas tem dúvidas sobre a utilização de um estabilizador de energia. Afinal, qual a função desse aparelho? E quando é necessário utilizar? É o que veremos no post abaixo.

O que é um estabilizador?

São equipamentos responsáveis por corrigir a tensão de uma rede elétrica. Para fornecer aos aparelhos uma alimentação fixa e segura. Pois, garantem uma tensão estabilizada e livre dos danos da rede elétrica.

Como é seu funcionamento?

Quando há um aumento grande de problemas na eletricidade, o estabilizador de tensão conduz a voltagem recebida por cada aparelho eletrônico. Evitando assim que ele queime. Por exemplo, em uma queda de energia, se não fosse o estabilizador, os aparelhos desligariam de forma no qual poderiam queimar.

Porém, se você possui um estabilizador de tensão isso não acontece. Pois, ele tem um fusível de proteção, em que é queimado somente em situações de grande instabilidade de tensão na rede elétrica. Dessa forma, o fornecimento de energia não afeta direto o aparelho.

Dicas de como utilizar um estabilizador:

  • É necessário antes de ligar, conferir a potência do aparelho. Por exemplo, se o mesmo não for bivolt, observe se a tensão da sua rede elétrica é compatível com a tensão da entrada de seu estabilizador;
  • Verifique se a tensão de saída do seu estabilizador é compatível com a tensão de entrada de seus equipamentos;
  • Nunca instale em locais úmidos. Ou seja, procure evitar lugares que contenham líquidos inflamáveis e vapores químicos;
  • Deixe um espaço livre para a ventilação. Para não bloquear as saídas de ventilação laterais ou em cima do aparelho;
  • Faça a ligação entre a entrada do estabilizador e a rede local usando condutores compatíveis;
  • Para não danificar o aparelho, limpar somente com pano umedecido em álcool. Ou seja, não deve ser lavado ou molhado com água ou outro solvente;
  • Atenção: Refrigeradores, ferramentas elétricas, aparelhos de ar condicionado, ou qualquer aparelhos operados por um motor CA não são compatíveis com estabilizadores;

Portanto, agora você sabe o que é e como funciona um estabilizador. Se você ainda não possui um, não perca mais tempo e adquira o seu. Dessa forma seus equipamentos ficam protegidos das quedas de energias, e de outros fenômenos.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Acesse o post Bateria Notebook: Dicas para aumentar a sua vida útil.

Compartilhar

3 thoughts on “Estabilizador: Entenda qual a sua funcionalidade e sua importância

  • Meu estabilizador é bivolt, e a saída é só 127v, queria entender, então ele também é transformador ?? Se eu ligar em uma tomada de 220v e a saída é só 127v não posso ligar nele um aparelho 220v é isso.?

    • Oi Vladimir. Isso mesmo, você não pode ligar um aparelho de 220v em uma saída “127v”, não vai funcionar. Neste caso o correto seria ligar esse aparelho em outro equipamento que tenha saída de 220v.
      Qualquer dúvida, pode nos chamar pelo WhatsApp =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *