Comunicação Empresarial: Entenda a importância de um bom mecanismo

Comunicação Empresarial: entenda a importância de um bom mecanismo

Conter um mecanismo de comunicação empresarial é essencial. Pois, além de fortalecer a cultura organizacional de sua empresa, ainda potencializa as ações de gestão de equipe e amplia a colaboração, facilitando assim a troca de mensagens entre os funcionários. Neste post você irá entender o que é a comunicação empresarial, para que ela serve, qual a sua importância e ainda irá descobrir mecanismo para melhorar capacidade de competir dentro do mercado.

O que é Comunicação Empresarial?

Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento. No qual, é usada em diversos ambientes de uma organização. Com o intuito de melhorar a imagem da empresa, atingindo os resultados esperados.

Comunicação Empresarial e Organizacional

Além da comunicação empresarial, existe também a comunicação organizacional. Apesar de muitas pessoas acharem que são a mesma coisa, é necessário fazer a distinção entre os dois conceitos. Devido às mudanças na área da comunicação e gestão, muitos acham que a expressão comunicação organizacional é a mais adequada. Por ser a mais abrangente.

Portanto, este conceito pode variar de um país para outro. Por exemplo nos Estados Unidos, comunicação organizacional está relacionado com acontecimentos fenômenos que acontecem no interior de uma organização. Já em outros países da América Latina, a comunicação organizacional é sinônimo de Relações Públicas.

Dessa maneira, podemos definir como comunicação organizacional tudo que é focado em ações específicas para o público. Já comunicação empresarial visa aperfeiçoar as relações entre os funcionários, o trabalho em equipe e o engajamento entre as ações institucionais. Embora os termos sejam semelhantes, os objetivos e mecanismos utilizados são diferentes.

Para que serve a comunicação empresarial? E qual a importância de um bom mecanismo?

A comunicação empresarial muitas vezes é uma das principais preocupações entre os líderes e gestores das equipes. Afinal, é por meio das estratégias de comunicação interna que os funcionários ficam cientes dos objetivos e visão da empresa. Por isso, é essencial que os funcionários tenham um certo conhecimento nas ações de empresa e tendências de mercado. Além disso, um bom mecanismo de comunicação pode fazer com que os funcionários se tornem porta-vozes da empresa, ampliando o engajamento dos colaboradores nas ações e campanhas institucionais.

É importante ressaltar que caso o mecanismo de comunicação não seja ágil e não atenda às necessidades da empresa ou não seja adequado ao perfil dos colaboradores podem trazer prejuízos financeiros também.

Mecanismos de Comunicação Empresarial

Muitas empresas ainda utilizam aquela velha tática de informativos impressos colados em murais de recados para destacar as ações e valores organizacionais. Entretanto essa prática vem se tornando cada dia menos eficiente. Com a tecnologia que vem tomando conta da nossa rotina, muitas vezes até mesmo a troca de e-mail pode gerar atrasos em demandas urgentes.

Portanto, é essencial que uma empresa tenha uma comunicação empresarial mais ágil e com mecanismos e ferramentas digitais. Pensando nisso, o G Suite é um mecanismo excelente para quem procura melhorar a comunicação.

Pois, dentro do G Suite já possui todos os canais de comunicação necessários para a produtividade dos colaboradores. Um desses canais seria o Google Hangouts. Plataforma de mensagens instantâneas e chat de vídeo desenvolvida pelo Google .

O Hangouts é totalmente integrado à interface do Gmail e pode ser utilizado nos dispositivos móveis, garantindo maior flexibilidade aos funcionários. O Hangouts também é integrado ao sistema de videoconferências do G Suite, que por sua vez é integrado à Agenda. Ou seja, os colaboradores que por algum motivo não podem estar na empresa, conseguem participar de treinamentos e reuniões de equipe da mesma maneira.

Portanto, para concluirmos, é possível perceber que o G Suite possui inúmeras funcionalidades. Entre elas podemos citar: A unificação dos canais de comunicação, elaboração de relatórios, estudos e apresentações de forma colaborativa, o armazenamento seguros de informações e documentos dos colaboradores, entre outros.

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