Saiba como proteger seu escritório contábil de ataques cibernéticos

Saiba como proteger seu escritório contábil de ataques cibernéticos

Está cada vez mais comum escutarmos histórias de empresas que sofreram ataques cibernéticos e perderam todos os seus dados, ou ainda tiveram que gastar um bom dinheiro para conseguir recuperar os seus arquivos. Nos escritórios contábeis não é diferente, por isso é sempre bom tomarmos todas as providências e mantermos nosso escritório protegido. Neste post iremos mostrar o que são ataques cibernéticos, como proteger seu escritório e qual a importância de mantê-ló protegido.

O que são ataques cibernéticos?

Ataque cibernético ou ciberataque é uma ação praticada por hackers que consiste em uma transmissão de vírus ( arquivos maliciosos). Dessa forma, infectam, danificam, roubam informações no seus computadores, servidores e demais bancos de dados online.

Como eles são realizados?

Os ataques cibernéticos são realizados por criminosos que atuam no ambiente online, conhecido por hackers. Esse ato é ilegal e é conhecido como crime informático. Possui vários outros nomes também para definir esse crime, como por exemplo: crime eletrônico, crime digital, cibercrime, entre outros.

Os ataques cibernéticos podem ser feitos de diversas formas, o mais comum é através de links contaminados transmitidos nos e-mails. Outro método também é através de páginas contaminadas, download de softwares piratas, entre uma variedade de outras formas. Os ataques não tem por objetivo apenas atingirem computadores e smartphones pessoais. Geralmente, o foco dos hackers está em atingir redes online, como por exemplo: Empresas, bancos, governos, hospitais..

Esses ataques costumam usar um tipo de vírus chamado “ransomware“. No qual sequestram todos os arquivos e dados do dispositivo que foi contaminado e só liberam mediante a um pagamento feito de moedas virtuais como forma de resgate.

Quais os danos que o escritório contábil sofre quando um ransomware ataca?

A maioria das aplicações e serviços que são utilizadas no escritório contábil são baseadas nos computadores e servidores, pois é lá que se encontram todos os dados de seus clientes. O ransomware ao invadir um computador por exemplo, espalha para outras partes e executa um código malicioso. Nesse momento todas as informações são criptografadas e só conseguem ser acessadas quando a senha correta for usada.

Ou seja, se isso ocorre com um escritório sem backup todos os arquivos de clientes, as notas fiscais, relatórios, tudo desaparecem. Além, de não possuir nenhuma ferramenta para quebrar essa criptografia.

Protegendo seu escritório com um backup

A melhor forma para proteger seu escritório contábil, é com um backup. Portanto, existe vários tipos de backup. Então, qual seria o melhor para o seu caso? A forma mais simples de backup é a do disco externo, porém, ainda não pode ser considerada como a melhor forma. Afinal, os discos externos apresentam falhas que aumentam ao decorrer do tempo e do seu uso contínuo. Sem contar que corre o risco de ser roubada, ou caso ocorra um incêndio a chance de estarem no mesmo ambiente é grande.

Ou seja, o ideal é escolher uma solução que garanta a segurança e produtividade no ambiente de trabalho. Uma solução que combine a nuvem para armazenamento remoto, excelente em caso de roubos e incêndios e ainda com uma armazenagem local de alta velocidade seria ideal para este caso.

Caso queira saber mais sobre os tipos de backup, possuímos alguns post em nosso blog explicando. Backup Incremental: Por que devemos adquirir? 

Backup Online e em nuvem: Entenda seu software.

Portanto então, podemos concluir que na correria do dia a dia das empresas, a probabilidade das atividades manuais serem esquecidas ou até mesmo não executadas é bem alta. Sendo assim, é preferível optar por soluções que executem as atividades em horários que sejam estabelecidos e que mostrem relatórios com o que acontece em cada etapa. Pois, os riscos por não instalar uma solução são muito maiores que o custo.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *