Formatação de Computador: Quando é realmente necessário formatar?

Formatação de Computador: Quando é realmente necessário formatar?

É difícil quem nunca tenha se deparado com a situação de precisar realizar uma formatação de computador. E de fato, existem vários problemas que podem fazer com que a formatação seja a sua única opção. Mas será que todo o problema precisa mesmo desse procedimento? Neste post nós vamos te ajudar a identificar quando é necessário realizar uma formatação no computador.

Quando formatar?

Sabemos que o computador hoje em dia é uma ferramenta muito importante. Porém, com o uso constante ao longo do tempo, percebemos que as máquinas vão ficando mais lentas, começam a travar os programas, e chegam até na temida “tela azul”. Esses são sinais de que ele está precisando ser formatado. Quando chega esse momento, muita gente teme, por medo de perder arquivos.

Entretanto, o que muitos não sabem é que esses não são os únicos motivos. Por exemplo, se você for vender ou doar o equipamento, trocar alguns hardware, quiser mudar a versão do Windows, estas também são razões que indicam motivo para formatar o computador.

A formatação de computador pode ocorrer tanto com ou sem backup. Com backup irá permitir você a salvar tudo o que possui no seu computador. Dessa forma, além de garantir a segurança de seus arquivos, caso haja algum problema durante a formatação, você poderá utilizar o backup para reiniciar o processo.

Porém, antes de tomar qualquer decisão, vale destacar a importância de se levar o equipamento para uma avaliação tecnológica. No qual, você irá ressaltar todos os problemas e o técnico passará o diagnóstico correto.

Como evitar a formatação?

Como falamos no início do post, é natural que o seu computador precise de uma formatação com o passar do tempo. Isso porque mesmo que você instale um bom antivírus e não sobrecarregue com muitos arquivos, as próprias atualizações de sistemas operacionais são uma das razões que tornam a formatação necessária. Isso ocorre porque conforme os sistemas são atualizados pelos seus fabricantes, na maioria dos casos, em que uma nova atualização sobrepõe uma antiga, os programas acabam deixando “rastros”, que tornam os computadores mais lentos.

E quais são as vantagens de realizar a formatação?

A formatação vai ajudar na competência de seu desempenho durante os trabalhos. Dará uma nova “vida” para a máquina. Vai acabar com aqueles programas difíceis de desinstalar. Como barras de navegador e outros vírus que estavam escondidos. Ou seja, com a formatação do computador sendo realizada corretamente, seguindo as boas práticas, teremos um computador revisado, sem programas desnecessários e sem vírus. Deixando assim seu computador mais rápido e seguro.

Portanto, agora você sabe quando é necessário realizar uma formatação. Dessa forma, se o seu computador estiver apresentando os problemas citados acima, é importante que você procure uma assistência técnica para realizar uma avaliação do seu computador.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Acesse o post Computador All in One: Vale a pena o investimento?

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *