HTTPS: Entenda porque é uma opção segura para navegar na internet.

HTTPS: Entenda porque é uma opção segura para navegar na internet.

Ao acessar algum site, você provavelmente já deve ter reparado que antes do “www” na barra de endereços do seu navegador, existe a inicial HTTPS. E deve ter visto também que, em alguns sites, aparece na barra um cadeado, enquanto em outros sites, não aparece. Afinal, você sabe o que isso significa? E qual a sua importância? É o que veremos ao longo deste post.

O que é HTTPS?

O HTTPS nada mais é do que um protocolo de transferência de dados cuja sigla se refere à Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Porém, podemos dizer que ele não é o único. Sendo assim, existem mais de um protocolo para essas transferências que acontecem entre redes de computadores que estão conectados pela internet. Porém, o HTTPS é especial porque é uma combinação do HTTP e o SSL (cuja sigla se refere a Secure Scokest Layers), uma ferramenta de criptografia de dados. O que faz com que esse protocolo seja o mais seguro atualmente.

 Dessa forma, isso acontece justamente em razão da encriptação de páginas e das informações enviadas e recebidas pelos usuários. Além de outras medidas de segurança, como demandar a autenticação dos servidores conectados.

Em virtude das suas características, o HTTPS se popularizou ao longo dos anos. Além disso, o Google sinaliza (em vermelho e com mensagens de aviso) os sites que não seguem esse protocolo.

Qual a diferença entre HTTPS e HTTP?

Agora que você já sabe o que é HTTPS, podemos falar sobre as diferenças entre essa e a sigla HTTP.

Como já vimos acima, ambas correspondem a protocolos de transmissão de dados. Mas a diferença é que o processo de ação do HTTPS é por comunicação criptografada. Dessa forma, ajuda a evitar roubos de informações durante a troca de dados, tornando o seu acesso mais seguro. Já o HTTP apenas permite que o computador troque conhecimentos que possuam texto com o servidor.

Vale ressaltar que o uso da conexão HTTPS não significa que o site esteja totalmente protegido. Fora isso, é preciso ter atenção redobrada quanto a endereços que podem ser suspeitos. Um exemplo de problema é o caso de phishing, em que o usuário pensa estar em um site com HTTPS ativo, mas, na verdade não está.

Por que escolher o HTTPS?

Dar preferência ao HTTPS em comparação ao protocolo HTTP é escolher contar com a criptografia a seu favor. Porém, isso não é tudo o que você precisa observar para garantir uma navegação segura.

A verdade é que o HTTPS assegura a criptografia das informações, mas pode, sim, ser utilizado por sites falsos e especialmente desenvolvidos por cibercriminosos. Portanto, é preciso ter atenção para evitar compartilhar dados em sites de procedência duvidosa.

Sendo assim, sempre confira o endereço para se certificar de que não há nenhuma letra faltando (sites falsos apostam em detalhes que quase passam despercebidos). E, a menos que você tenha certeza da procedência, desconfie de páginas abertas por meio de links recebidos por whatsapp ou e-mail, por exemplo.

Dessa forma, agora você já sabe o que significa HTTPS e quais os cuidados que você precisa ter ao realizar uma navegação.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *