Falta de backup: Veja os problemas que podem ocasionar na sua empresa

Falta de backup: Veja os problemas que podem ocasionar na sua empresa

Sabemos que a automação dos processos de dados tem aumentado cada vez mais dentro das empresas. Com isso, o volume de dados gerados aumentou consideravelmente. Sendo assim, o backup deve ser parte da estratégia de TI além de ser um recurso de segurança, afinal os dados são um ativo importante das organizações e precisam ser protegidos. Dessa forma, a falta de backup pode ocasionar em consequências graves para o seu negócio. Sendo assim, neste post iremos mostrar como a despreocupação com a proteção dos dados pode custar caro para empresa, bem como quais as principais implicações envolvidas.

Prejuízos ocasionados pela falta de backup

Paralisação das atividades dentro da empresa

 Sua empresa gera, compartilha e busca dados diariamente para dar andamento às suas atividades. Com a falta de backup pode fazer com que qualquer problema que afete o acesso a esses dados dificulte ou até seja paralisado a execução de tarefas e o processo de tomada de decisões.

Prejuízos financeiros

Com a evolução dos recursos tecnológicos, com computadores mais rápidos e ações otimizadas por comandos específicos, podem bastar apenas alguns cliques para comprometer a estrutura de um sistema. Seja por erro humano, despreparo dos usuários, falta de padrões no tratamento de dados ou falha do equipamento. Os imprevistos podem afetar desde a aquisição de clientes online até o fechamento das vendas.
Esse é um fato que atinge especialmente as pequenas e médias empresas, pois os custos decorrentes da recuperação das informações podem gerar grandes gastos. Ou seja, muitas vezes a sobrevivência das empresas de pequeno ou médio porte depende da capacidade de se recuperarem depois de um desequilíbrio desse tipo, o impacto financeiro é inevitável.

Maior necessidade de armazenamento de dados

A possibilidade de computadores sofrerem danos é uma ameaça constante, ainda que os equipamentos sejam dos mais confiáveis e o ambiente aparentemente seguro. As ameaças não vêm apenas do meio físico: ataques virtuais feitos por indivíduos mal intencionados, mais conhecidos como hackers. São também uma realidade que leva as empresas a investirem em iniciativas próprias de proteção. Dessa forma, isso eleva a demanda por espaço de armazenamento e por métodos mais eficientes de backup.

Falha na estratégia

A área de TI deve considerar, entre diversos aspectos, a proteção e segurança dos seus dados. Se a sua empresa está constantemente exposta aos riscos virtuais, adaptações devem ser empreendidas para não comprometer a vida do seu negócio.

Pane ou roubos de equipamentos

Se os dados da sua empresa ficam armazenados somente nos próprios computadores utilizados ou até mesmo em HDs externos, corre risco de perdê-los em razão de panes ou roubos.

É provável que algum equipamento de seu uso (seja em casa ou no trabalho) já tenha passado por uma formatação. Há diversas razões para que técnicos de TI recorram a esse processo. Em alguns casos, não é possível salvar previamente os arquivos e todos os dados do computador são perdidos. Ainda que menos frequente, esse problema também pode acontecer aos HDs externos.

Sendo assim, já conseguiu imaginar os prejuízos que uma empresa pode ter em razão da falta de um backup? Portanto, se você não possui um sistema de backup para sua empresa, não vale a pena arriscar e esperar algo acontecer para então procurar uma solução ou prevenção.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *