Segurança da Informação: Por que ela é essencial dentro das empresas?

A Segurança da Informação vem sendo uma das grandes preocupações dos gestores, líderes e proprietários das empresas. Pois existem diversos fatores que influenciam nessa questão. Afinal, a segurança da informação é essencial para a proteção do conjunto de dados da corporação. E sempre deve ser bem aplicada, pois qualquer falha pode causar problemas enormes. Dessa forma, veremos neste post o que é a segurança da informação, para que ela serve e qual a sua importância.

O que é Segurança da informação?

Segurança da Informação também conhecida como (SI) está totalmente relacionada com a proteção de um conjunto de informações. No qual, tem como intuito, proteger os valores que esses dados possuem. Tem como objetivo garantir a segurança de todas as informações, seja para uma pessoa física ou para uma organização. Com a nova Lei da LGPD, no qual refere-se a Lei Geral de Proteção de Dados, que foi sancionada em Agosto de 2018 e entrará em vigor a partir de Fevereiro de 2020. O assunto de segurança da informação torna ainda mais relevante para as organizações.

Podemos citar como exemplo de segurança da informação, o escritório de contabilidade. Nele, além de todas as suas informações armazenadas, possuem as informações de todos os clientes. Como dados do faturamento, incluindo receitas e despesas, notas fiscais, declarações à Receita Federal, assim como dados de bancos, principalmente se o escritório faz a gestão de contas a pagar e receber.

Dessa forma, você consegue verificar o tamanho da responsabilidade e da obrigação de manter esses dados e informações seguros e protegidos?!

Princípios da Segurança da Informação

De uma maneira geral, podemos dizer que o melhor modo de desenvolver uma estratégia para a segurança da informação é ampliando os meio de defesa de uma empresa contra os diversos tipos de ataques. No qual, estão ficando cada vez mais sofisticados e comum em nosso dia a dia. O que causa um prejuízo ainda maior, pois além de afetar o orçamento acaba afetando também toda a organização da empresa.

Confidencialidade

É um dos princípios de segurança, no qual estabelece que os dados da empresa devem ser acessados somente por pessoas autorizadas. Tem como objetivo, gerar mais proteção das informações, evitando roubos dos dados. Uma maneira de conseguir atingir a confidencialidade é utilizar sistemas avançados de criptografia. Que tem como objetivo codificar a informação de forma que só o emissor e receptor consiga decifrá-la. Como por exemplo, sistemas de identificação e verificação de logins (processo para acessar uma conta de e-mail, computador, celular ou qualquer outro serviço fornecido por um sistema informático).

Integridade

A integridade visa proteger as informações da empresa, evitando modificações, exclusões ou fraudes de arquivos. Para conseguir atingir a integridade é necessário utilizar ferramentas digitais. No qual, controlam as pessoas que podem acessar e fazer as modificações desses arquivos. Dessa forma, você conseguirá evitar violações de suas informações.

Disponibilidade

Ter as informações necessárias de forma segura disponibilizadas para todos os funcionários autorizados da empresa é algo de extrema importância. Pois isso gera um impacto no avanço da empresa, permitindo que muitas vezes possam gerar relatórios, desenvolver projetos e tomar decisões importantes. Para conseguir atingir a disponibilidade, pode se usar as ferramentas do G Suite.

Portanto, é possível concluir a importância que a Segurança da Informação tem em sua empresa. Caso você não possua pode ocasionar em diversos problemas. Sendo assim, mesmo com diversas recomendações, é essencial que desenvolver um projeto completo de Segurança da Informação em sua empresa.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

segurança da informação: por que ela é essencial dentro das empresas
Compartilhar

Apaixonada por tecnologia e inovação. Sempre buscando mais conhecimento e qualificação nessa área. Atualmente cursando Administração na Universidade do Planalto Catarinense. Possuo bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, pró-atividade e dedicação.