Sabemos que a criptografia tem se tornado destaque em assuntos relacionados à cibersegurança. Afinal, a criptografia cada vez mais vem sendo adotada como medida de segurança. Pois, o aumento da utilização ocorre principalmente em função dos casos recentes de vazamento de dados que acenderam o alerta da necessidade de aumentar a segurança com as informações coletadas armazenadas na internet. A criptografia ainda gera muitas curiosidades para quem não a conhece. Quando você ouve falar em criptografia deve imaginar algo muito complexo que só técnicos especialistas entendem. Na realidade, ela não é tão complicada assim e vamos mostrar isso para você no post abaixo.
O que é criptografia?
Podemos definir como criptografia, um conjunto de técnicas que transformam dados em códigos que só podem ser decifrados por quem tem a chave de acesso. Ou seja, caso um criminoso consiga acessar documentos criptografados de sua empresa, ele não vai conseguir visualizar de fato quais informações esses documentos contêm. Dessa forma, o criminoso terá uma sequência desordenada de caracteres que, sem a referida chave, não fazem sentido algum.
Assim, a criptografia garante a proteção dessas informações e permite que apenas quem tem direito de acesso (como dados de login e senha) consigam visualizar o seu conteúdo.
Como a funciona a criptografia?
O processo de dados da criptografia se baseia no uso de algoritmos matemáticos para “embaralhar as mensagens” e criar códigos indecifráveis. A menos para quem tem a chave de acesso, conforme vimos acima. Sendo assim, existem dois tipos de proteção criptográfica:
A simétrica ou criptografia de chave secreta ou privada: Utiliza a mesma chave para cifrar e decifrar a mensagem. Ou seja, emissor e receptor da mensagem compartilham essa chave.
Assimétrica, também conhecida como criptografia de ponta a ponta ou de chave pública: Utiliza chaves diferentes e complementares para cifrar e decifrar a mensagem, fazendo com que o compartilhamento não seja necessário.
Qual a importância da criptografia?
Com a criptografia é possível evitar diversos ataques. Como por exemplo, os ransomwares (malwares que sequestram dados e demandam o pagamento de resgate). O risco que essa situação representa para as empresas é super alto. Afinal, uma vez que o roubo de informações valiosas podem gerar prejuízos graves e colocar o negócio em risco.
Sendo assim, existem vários bons motivos para uma empresa investir na criptografia de dados. Porém, entre eles, o principal é a proteção de suas informações contra o vazamento. Ou seja, mesmo que o uso da criptografia não possa impedir o roubo de uma determinada informação, ela pode evitar que os dados sejam lidos e possam ser utilizados de maneira a prejudicar a empresa. Abaixo trouxemos alguns motivos para investir na tecnologia de criptografia:
Proteger dados guardados em nuvem
Devido á praticidade, muitos usuários armazenam arquivos em serviços online, como Google Drive, Dropbox e iCloud, por exemplo. No entanto, um ataque e roubo de dados sempre pode ocorrer e mesmo com todas as ferramentas disponíveis, um vazamento tem chances de não ser detido. Por isso criptografar dados armazenados em nuvem também é fundamental para a proteção das informações de sua empresa e clientes.
Proteger a navegação
O uso de dispositivos móveis é muito comum hoje nas empresas. Essas ferramentas possibilitam que os colaboradores acessem dados da empresa por meio de qualquer link de internet. Dessa forma, muitas vezes a navegação pode ser realizada a partir de uma rede pública, como bibliotecas, shoppings centers e outros ambientes que disponibilizam acesso à web.
Esse tipo de rede facilita a captura dos criminosos, de senhas, usuários e outros dados importantes que podem ser utilizados em uma futura invasão e roubo de informações. Criptografar os dados de acesso é uma solução para evitar essa situação.
Proteger sua empresa contra ataques
Os hackers estão cada vez mais perigosos, e as tentativas de invasão e roubo de dados têm se tornado algo comum no mundo corporativo. Os malwares cada dia mais sofisticados são utilizados para obter acessos a informações confidenciais dentro das empresas. Dessa forma utilizar a criptografia, garante uma proteção maior para os dados de sua empresa.
Portanto, após esse post é possível verificar a importância de manter uma rotina de criptografia de dados a fim de evitar a leitura de informações que possam ter valor estratégico para a sua empresa.
Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.
Acesse também nosso post Sequestro de Dados: Entenda o prejuízo e a ameaça para o seu negócio.
Segurança da informação, precisamos estar sempre atentos e usarmos todos os recursos necessários como forma de prevenção à ataques cibernéticos. Parabéns pelo post, informação muito importante. ??