Consultoria em TI: 5 dicas capazes de potencializar sua empresa

Consultoria em TI: 5 dicas capazes de potencializar sua empresa

É muito comum  associar a contratação de uma Consultoria de TI apenas ao suporte técnico de uma empresa. Mas você já parou para entender o que é uma Consultoria de TI? A importância que ela tem? E os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa? Pois, é isso que veremos no post abaixo.

O que é consultoria em TI?

Consultoria de TI (Tecnologia da Informação) podemos defini-la como um setor responsável por fazer avaliações das melhores práticas referente a gestão, e se houver necessidade, auxiliar a implementá-las. Ou seja, a consultoria tem como principal objetivo identificar os pontos fortes e fracos do setor, sugerindo idéias que sejam capazes de fortalecer ainda mais esse setor. Independente de qual a área que a empresa irá buscar a consultoria.

O que faz um Consultor de TI?

Iremos destacar abaixo algumas das funções que é responsável pelo Consultor de TI:

Identifica as necessidades da empresa

A primeira coisa que é feita em uma Consultoria de TI, é identificar o cenário atual do setor de tecnologia da informação. Dessa forma, o consultor fará diversas perguntas e anotações. A coleta dos dados é de extrema importância, pois, através disso o consultor irá entender a realidade da organização. Além disso, irá reconhecer e identificar quais pontos precisam ser melhorados e quais as novas práticas que serão implementadas.

Criar um programa de trabalho personalizado

Após identificar as necessidades, o consultor irá montar um programa de trabalho personalizado. Ou seja, irá orientar as ações que serão tomadas referentes à estratégia do negócio e escolher as ferramentas mais adequadas para a situação.

Produzir solução em conjunto com o cliente

Para possuir sucesso em uma Consultoria de TI, é muito importante que o consultor e o cliente estejam ligados um ao outro com o projeto. Dessa forma, promover dinâmicas em grupo, é muito interessante para que as soluções dos problemas sejam criadas coletivamente.

Como a Consultoria de TI pode evitar problemas em seu negócio?

Como visto acima os planejamentos e acompanhamentos das atividades na área de TI são essenciais. Portanto, é de extrema importância acompanhar de perto a rotina da sua área de TI. Dessa forma, você irá evitar que problemas graves interrompam suas atividades. A consultoria de TI é quem ajudará sua empresa nessa missão. Confira como ela pode evitar problemas:

Prepara a sua rede contra vírus

Sabemos que os vírus são os principais problemas enfrentados dentro de um ambiente corporativo. Afinal, existem diversos tipos de softwares mal-intencionados, com as mais variadas funções. Como podemos ver no post Vírus de Computador: Saiba como ele pode afetar a sua empresa.

Os malwares por exemplo, são capazes de sequestrar dados, executar comandos sem autorização do usuário, exibir propagandas, entre outras coisas.

Nesse caso, é papel da consultoria de TI avaliar a opção mais adequada de antivírus para as necessidades da empresa. Ela executará sua instalação ou troca, caso outra alternativa já esteja sendo usada. Além das varreduras diárias, realizadas automaticamente pelo próprio programa, a consultoria de TI deve fazer uma verificação periódica.

Instalando Firewall em sua rede

O Firewall irá funcionar na sua empresa como uma barreira entre os computadores da sua companhia e a internet. Ele permite apenas o tráfego de informações autorizadas em sua rede. Além disso, ele pode impedir também uma série de ações maliciosas, como: um malware (programas maliciosos) que utiliza determinada porta para se instalar em um computador sem o usuário saber, um programa que envia dados sigilosos para a internet, uma tentativa de acesso à rede a partir de computadores externos não autorizados, entre outros.

Fortalecendo suas senhas

Uma empresa depende de muitas senhas para o seu funcionamento: sistemas, bancos, redes sociais, entre outros.. Dessa forma, decorar senhas diferentes para cada função é realmente um desafio. Como consequência, acabamos armazenando-as automaticamente ou utilizando a mesma senha em sites e sistemas diferentes.

O trabalho de uma consultoria será de grande utilidade para fortalecer as senhas da organização. Ela também poderá incentivar os usuários a trocá-las a cada três meses, como recomendam as melhores práticas de TI.

Estabelecer uma rotina de Backup

Para a segurança dos dados de sua empresa, é importante que seja definida uma rotina de backup. Independente se a escolha da empresa, seja de utilizar um servidor próprio ou em nuvem. Afinal, caso uma empresa não faça backup com frequência de seus arquivos e o seu sistema de armazenamento apresente algum problema, ela poderá perder tudo o que já foi criado.

Dessa forma, é importante deixar definido com a sua consultoria,como irá realizar esses backup de acordo com a necessidade do seu negócio.

Portanto, levando todos esses fatores em consideração, é possível concluir que a Consultoria de TI pode sim ajudar a aumentar os rendimentos do negócio. Pois, ela proporciona economia para sua empresa, realiza prevenção de tecnologia, agilidade nas soluções dos problemas de Ti, entre diversos outros..

Dessa forma, está esperando o que para contratar uma consultoria de TI para sua empresa?

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *