Toda a empresa deve possuir um diferencial, seja para ser identificada ou até mesmo para se destacar de seus concorrentes. Você já imaginou se toda empresa com diversos ramos diferentes, tivessem o mesmo nome? Como seria para distinguir cada uma delas? Dessa forma, neste post vamos entender o que é um domínio e aonde ele entra neste contexto.
O que é um domínio?
Domínio é um nome exclusivo, utilizado para localizar e diferenciar a sua empresa na internet. Ele é essencial para quem deseja criar um site ou blog da empresa. Foi criado para facilitar o acesso nos sites. Pois, ele é a base de toda a identificação da internet e dos seus e-mails. Ou seja, ele é o que aparece depois do www. e no e-mail depois do @.
Para entender melhor, os sites são localizados por provedores da internet através de um número que se chama IP. Podemos dizer que o domínio substitui esses números, dessa forma fica mais fácil de identificarmos um site através do nome do que dos números.
Como funciona a sua composição
A composição de um domínio é muito simples. Para que se tenha um entendimento mais exemplificado iremos utilizar o nome do domínio como minha empresa.
Ele é composto pelo nome do domínio (minha empresa), logo em seguida pela sua categoria chamada TLD, por exemplo (.com) e depois pelo código do país (.br).O nome do domínio sempre irá corresponder com o nome do seu site, marca, projeto, enfim…
Já a categoria ela está relacionada com o segmento que seu site tem. Por exemplo, se você possui um escritório de advocacia, no lugar do minhaempresa.com.br você poderá utilizar minhaempresa.adv.br, assim o mesmo funciona para Organização não Governamental (ONG) que poderá utilizar (.ong.br), quando for relacionado com educação (.edu.br) e assim sucessivamente. Porém, sabemos que o (.com.br) é o mais utilizado. Ele tinha por sua função identificar todas as entidades comerciais na internet, mas com a popularização passou a estar disponível para o público em geral.
Já em relação ao código, utilizamos o (.br ) ao final, por ser o país de origem do domínio. Mas em outros países por exemplo, alguns possuem somente o código sem a categoria.
Comunicação profissional com o domínio
Sabemos que a comunicação é um fator muito importante para uma corporação se manter e prosperar no mercado competitivo atual. Com as novas tendências de mercado e avanços tecnológicos, a necessidade de se manter na mesma linha ou superior que seus concorrentes aumentam. Dessa forma, o domínio é essencial nesse quesito. Um exemplo disso, é o e-mail personalizado.
E-mail personalizado
O G Suite oferece a todos os usuários uma conta do Gmail profissional, após adquirir você pode adicionar ao domínio para deixar o seu e-mail personalizado com o nome de sua empresa, ou o nome que você escolher. Por exemplo, (atendimento@minhaempresa.com.br) Dessa forma, você consegue atribuir ainda mais credibilidade e confiança para sua empresa, deixando um aspecto ainda mais profissional. O G Suite possui uma parcela mensal, no qual você escolhe o plano que se encaixa melhor com as suas necessidades. Além disso, ele ainda oferece diversas ferramentas de produtividades, como armazenamento e compartilhamento dos arquivos, bate papo, agendas compartilhadas, documentos para edição colaborativa, entre diversos outros..
Além de aumentar a credibilidade utilizando o domínio no e-mail aumenta também a confiança. Pois, ao enviar um e-mail já com o domínio de sua empresa quem irá receber ficará mais seguro ao ver que o e-mail possui uma identificação. Sem contar que você ainda tem a opção de separar os e-mails por cada setor. Por exemplo, (financeiro@minhaempresa.com.br), (recepcao@minhaempresa.com.br). Caso haja troca de funcionários, não será necessário alterar o e-mail. Pois ele é identificado pelo setor e não por nome do usuário. Enfim, existem diversas vantagens em obter o domínio no seu e-mail.
Portanto, agora que você já sabe o que é um domínio e as diversas vantagens que ele possui, não tem mais desculpas para não adquirir, caso ainda não possua…
Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.