Sabemos que o Brasil já vem sofrendo por turbulências políticas e econômicas há um determinado tempo. No entanto, embora as grandes mídias e as redes sociais foquem nos eventos de impacto nacional ou global, as empresas estão sujeitas a vários outros tipos de ameaças. Dessa forma, com a crise do COVID-19 que estamos vivenciando no atual momento, não é diferente. Sendo assim, realizar o Marketing Digital em tempos de crise é fundamental para a saúde e a estabilidade da sua empresa. Quer saber o por quê? Acompanhe o post abaixo.
O que é Marketing Digital?
Podemos definir como um processo de promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ou seja, é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo. Em outras palavras podemos utilizar o conceito do Philip Kotler, que é considerado o pai do Marketing. Ele conceitua o Marketing Digital da seguinte maneira:
“Marketing Digital é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Marketing Digital em tempos de crises
Pensar em estratégias de marketing em tempos de crise é dever de todo gestor para manter um bom funcionamento de sua empresa. Afinal, o marketing é a alma de qualquer negócio que precisa continuar a alcançar os seus clientes. Para que isso aconteça é importante definir qual a melhor estratégia que se encaixa com a sua empresa.
Sendo assim, se antes a internet já era importante para os negócios, hoje ela se torna essencial.
Para o Marketing Digital se tornar mais eficiente, é importante utilizar ferramentas e outras tecnologias para agir em escala e aumentar a eficiência do trabalho.
Por exemplo, na revisão dos processos de automação do marketing, é importante utilizar softwares para agilizar o processo. Imagine toda a rotina da equipe de marketing digital. Eles precisam toda semana realizar publicações nos blog, enviar e-mail marketing, gerar conteúdo nas redes sociais, entre diversas outras atividades… Todo esse processo se torna mais fácil quando se utiliza uma ferramenta que reduz o trabalho manual e o tempo gasto com cada tarefa.
Dicas para auxiliar no Marketing Digital
Para realizar o marketing digital é importante estruturar todos os processos internos, afinal tudo precisa estar devidamente alinhado. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você.
- Utilizar ferramentas para a comunicação interna entre a equipe.
- Personalizar o e-mail com seu próprio domínio tornando um aspecto mais profissional e seguro na hora de realizar o marketing digital.
- Manter sua redes sociais sempre protegidas, buscando por uma navegação segura.
- Manter seu computador seguro, evitando de sofrer ataques cibernéticos. Buscando por ferramentas como, antivírus, firewall, entre outras…
Dessa forma, todas essas inovações ajudam a otimizar a comunicação com o cliente. Porém, é preciso estruturar de maneira eficiente os processos internos para trazer resultados expressivos e duradouros.
Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.